Artigos

O mundo nas mãos

O celular já é o principal meio de acesso à internet dos brasileiros.

Foto de divulgação: Agência Brasil
Foto de divulgação: Agência Brasil

O celular é o principal meio de acesso à internet dos brasileiros. Já superou o computador. É o que revela a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A novidade pode ser vista positiva, pois o telefone móvel está garantindo o acesso de mais pessoas à web. No entanto, é importante termos em mente outro dado. O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) calcula que 81,5 milhões de brasileiros com mais de 10 anos de idade já acessam a internet pelo celular.

O desafio é como tornar essa experiência uma vivência positiva e segura para nossos jovens. Aqui vão, portanto, oito importantes dicas da “Cartilha Diálogo Virtual 2.0: Preocupado com o que acontece na internet? Quer conversar?”. Elas visam orientar esse exército de pequenos curiosos, ávidos pelas novidades da internet, quando não seus pais e/ou educadores não estiverem com eles em suas viagens pelas atrações e perigos da web.

  1. O que você compartilha na internet com seus amigos não fica só entre vocês. Informações pessoais nas redes sociais se tornam públicas.
  2. O que você divulga na rede dificilmente será removido depois.
  3. Os “cadeados” e bloqueios de acesso podem ser “quebrados” por pessoas mal-intencionadas.
  4. Evite exibir imagens com pouca roupa ou sensuais, pessoas malintencionadas podem distorcer e usar suas imagens para te intimidar e ameaçar publicá-las.
  5. Evite usar webcam com estranhos. Sua imagem pode ser manipulada e você ser ameaçado de ter essa foto montada em situações humilhantes e divulgada entre amigos e familiares.
  6. Bloqueie o contato dos agressores no celular, chat, e-mail e redes de relacionamento.
  7. Jamais aceite convite para encontrar presencialmente um amigo virtual sem autorização. Mesmo que vá com seus pais ou adultos responsáveis, vá a local público.
  8. Quando um conteúdo pornográfico (fotos, vídeos, histórias escritas) envolvem crianças e adolescentes na Internet, isso é crime! Você pode denunciar no endereço www.denuncie.org.br, ligar para o Disque 100, ir a uma delegacia especializada ou se dirigir ao conselho tutelar mais próximo.

Helpline Safernet

A cartilha “Diálogo Virtual 2.0: Preocupado com o que acontece na internet? Quer conversar?” foi elaborada pela equipe da SaferNet Brasil com o propósito de contribuir para a promoção do uso ético, responsável e seguro da Internet no Brasil. Acesse aqui o texto integral da cartilha.

A cartilha, por sinal, é uma das ações previstas no projeto  “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”. Teve a participação da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, do Grupo de Trabalho de Enfrentamento aos Crimes Cibernéticos da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão, do Grupo de Trabalho sobre Tecnologias da Comunicação do Ministério Público Federal, da ONG SaferNet Brasil e do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Por: Ana Cecília Americano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *