Artigos

Informática para crianças? Mas elas já nasceram sabendo…

Representação dos símbolos dos jogos olímpicos pelas crianças do Instituto Cuore
Representação dos símbolos dos jogos olímpicos pelas crianças do Instituto Cuore

 

Sempre quando vemos uma criança “dominando” um smartphone (celular) ou um tablet, pensamos “Eles já nasceram sabendo” ou pensamos “Eles dominam tudo de informática”, isso parece ser verdade, mas atenção com este pensamento, pois se olharmos mais de perto, iremos perceber que a grande maioria domina joguinhos ou como acessar o Facebook, ou então o WhatsApp. Se peguntar aos pequenos sobre o Pokémon GO, eles sabem realmente tudo, sabem como treinar os Pokémons, sabem como passar de nível, o que é um Lucky Egg, PokéStops, ginásios, CPs, HPs, etc. Mas tente então perguntar o que é um editor de texto, o que é uma planilha e para que serve, ou até o que é o sistema operacional. Posso garantir que a grande maioria não sabe responder, e se perguntar a elas o que querem aprender, muitas querem aprender como ser hackers, mas sem nem ter ideia do que isso realmente quer dizer.

Hoje em dia, com o avanço galopante da tecnologia, aprender informática nem é mais uma questão de complementar o conhecimento, mas sim é uma necessidade. Não dá mais para deixar de conhecer informática, pois está em tudo, em cada dispositivo que existe ou nos novos que serão lançados amanhã mesmo, pois basta piscar e já veremos vários novos dispositivos lançados. O mundo todo está conectado, a era da informação, big data, etc. E tudo isso sem volta, pois dá pra imaginar a vida sem informática? Sem a Internet? E pra entender tudo isso, basta pedir para as pessoas ficarem sem o celular, ou tablet ou computador por uma semana, 99% não irá conseguir. Foi só uma juíza proibir o WhatsApp no Brasil e virou notícia no mundo, vimos pessoas desesperadas sem o App…

Dito isso, temos que ajudar nossas crianças a entender a importância da informática, entender os riscos e as vantagens, pois sim, tem riscos, me lembro de ouvir da minha mãe quando eu era criança “não fale com estranhos na rua” ou “não aceite bala de quem você não conhece”, mas hoje em dia, as crianças nem precisam sair de casa pra falar com estranhos… Cuidado com isso!!! Atenção com as redes sociais.

Além de cuidar da segurança delas, devemos ensinar a utilidade do computador, ou tablet, smartphone, etc. Elas podem aprender a pesquisar, fazer o dever de casa, aprender sobre algum assunto interessante. E claro, o entretenimento vem junto, elas adoram jogar, mas devemos dosar tudo, afinal, tem hora pra estudar e hora pra brincar, mesmo no computador.

Considerando os fatos citados, podemos tornar a informática interessante, usando jogos educativos, softwares de desenho, e para os mais velhos já podemos ensinar a digitar corretamente, a usar editores de textos, planilhas, desenho vetorial, programação, etc.

E tudo sem esquecer de integrar com mundo atual, por exemplo, com os jogos olímpicos, como podemos ver no trabalho feito com crianças entre 6 a 9 anos, que desenharam a pira olímpica e o símbolo das olimpíadas.

A informática ajuda muito no aprimoramento educacional.

Lembrem sempre, elas são capazes, basta não desistir e desenvolver a criatividade delas!

Por: Patricia Camargo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *