Artigos

Raciocínio Lógico é Muito Importante!

Atividades de leitura e raciocínio lógico – Turma da professora Raquel

Levando em conta que tudo acontece muito rápido nos dias de hoje e que as informações chegam com uma velocidade enorme, é necessário ajudar as crianças a interpretá-las e a organizarem suas ideias, pois fica cada vez mais complicado para elas acompanharem tudo isso. O resultado que vemos em função disso é o baixo desempenho escolar, dificuldades para interpretar um texto ou um simples problema de matemática do tipo “Luzia foi à feira e comprou 5 maçãs…”, pois muitas vezes falta esta capacidade de concentração, de concatenar dados, interpretar ideias e ligar os fatos.

O raciocínio lógico, aliado à prática da leitura, é fundamental para ajudar as crianças na concentração, a criarem soluções, interpretarem situações, bem como a analisarem e responderem problemas matemáticos, etc.
Existem várias atividades que ajudam a desenvolver o raciocínio lógico: como a leitura guiada, atividades de comparação, exercícios matemáticos, etc.
Foi pensando nisso que a professora Raquel desenvolveu atividades com os alunos. Estas atividades visam desenvolver também a concentração, o trabalho em equipe, melhorar a percepção e finalmente o raciocínio lógico.

Desenvolver esta habilidade nas crianças, vai ajudar muito no futuro delas, pois melhora o desempenho na escola, ajuda na formação do indivíduo, faz com que as pessoas se tornem mais analíticas, mais críticas, e com discernimento melhor das situações, sendo que no futuro pode trazer mais sucesso profissional, como também em concursos públicos, visto que é matéria de prova para a maioria dos concursos além de várias atividades profissionais exigirem esta capacitação.

Por: Raquel Brito e Patricia Camargo

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *