Artigos

“Origami” – cultura japonesa ao alcance de nossas crianças

origami

 

Origami é a arte japonesa de dobrar papéis para formar figuras. Sem a necessidade de usar recortes ou colagens, basta dobrar o papel em formas geométricas e surge então uma nova figura. As dobraduras podem ser simples, complexas, arrojadas, simulam miniaturas de várias coisas. Dependendo da complexidade das dobras podemos formar desde um simples avião a um dragão; e tem também os famosos Tsurus, aves sagradas japonesas. Segundo a lenda, fazendo 1000 Tsurus com um pedido em mente, este pedido será realizado.

A palavra origami é composta por “oru” que significa dobrar e “kami” que significa papel. E o conceito também envolve muitas coisas, como matemática, estímulo do cérebro, inteligência espacial, etc. Sua utilidade é indicada para todas as idades.

Por tudo o que o origami pode trazer de bom, as crianças do Instituto Cuore participaram de uma atividade pedagógica na Biblioteca Marcos Rey. Guiadas pela bibliotecária Beatriz e sob o acompanhamento das educadoras Marivani e Raquel, as crianças desenvolveram dobraduras de cata-vento, sapo e pomba. Foi um dia muito divertido para elas visto que tiveram a oportunidade de aprender sobre esta arte tão antiga, passada de geração para geração, além da oportunidade de melhorar o conhecimento cultural.

Pedagogicamente esta atividade visa melhorar a concentração, a percepção motora, a paciência, a determinação, bem como trabalhar a criatividade, memória, a imaginação e até a autoestima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *